Fotografia: Manuel Gomes Teixeira,  © Museu de AveiroFotografia: Manuel Gomes Teixeira,  © Museu de Aveiro


Identificação do Monumento:

Igreja e Convento de Jesus

Outra designação:

Igreja do Convento de Jesus de Aveiro; Museu de Aveiro

Localização:

Aveiro, Portugal

Contact DetailsIgreja e Convento de Jesus
Museu de Aveiro
Av. Santa Joana
3800 Aveiro
T : +351 234 423 297
F : +351 234 421 749
E : maveiro@imc-ip.pt
Museu de Aveiro (IMC, I.P.) (Responsible Institution)

Data:

Séculos XV–XVIII

Artistas:

Túmulo da princesa Santa Joana – Arquitecto: João Antunes (1642-1712); talha do altar-mor - António Gomes [n.d.], José Correia (activo 1725–1728/29); pinturas da capela-mor (Ciclo da Vida da Princesa Santa Joana) - pintor Emanuel Ferreira e Sousa [n.d.].

Tipologia do monumento:

Arquitectura religiosa, igreja e convento.

Encomendado por:

Fundadoras: D. Brites Leitão, D. Mécia Pereira, D. Catarina de Ataíde; rei D. Afonso V; D. Francisco Tavares e D. Joana Távora; nobreza de Aveiro; reis D. Pedro II e D. João V.

Historial:

A Igreja e o Convento de Jesus de Aveiro pertenceram à Ordem Dominicana e foram fundados em 1461, no reinado de D. Afonso V. A princesa Santa Joana, filha de D. Afonso V, aí viveu até à sua morte, em 1490.

O traçado da igreja data do século XVI, sob o padroado de D. Francisco Tavares e de sua mulher, D. Joana Távora.

A igreja foi completamente redecorada no período barroco, nos séculos XVII e XVIII. O trabalho de talha dourada cobre a maior parte da igreja, a nave central e a cobertura do tecto, bem como os altares laterais, pelo que se trata de uma verdadeira Igreja de Ouro.

Em 1876, a igreja e o convento foram extintos. Em 1911, após a proclamação da República em Portugal, o Museu de Aveiro foi instalado na igreja e no convento.

Descrição:

A Igreja e o Convento de Jesus remontam ao século XV, embora o seu traçado arquitectónico simples seja do século XVI. Composta por uma capela principal, a Igreja tem uma pequena nave rectangular com três altares secundários: de Nossa Senhora do Rosário, da princesa Santa Joana e de São Domingos.
A capela-mor, com as armas reais de Portugal, data do início do século XVIII. A talha dourada foi executada pelos entalhadores António Gomes e José Correia. O Ciclo da Vida da Princesa Santa Joana, pintado nas paredes laterais, está assinado pelo artista português Emanuel Ferreira e Sousa.
O altar principal é enriquecido com as esculturas de São Vicente Ferrer e de São Tomás d' Aquino, de São Francisco de Assis e de São Domingos. O trono do altar é encimado por um Cristo Crucificado do século XIX.
As paredes e os painéis do tecto (1685), tanto na capela-mor como na nave, são revestidos de talha dourada; as partes inferiores, com painéis de azulejos azuis e brancos, tornam a composição num verdadeiro exemplar do Barroco português.
À esquerda, junto ao coro alto, encontra-se um órgão do século XVIII em madeira policromada, suportado por três figuras. O monumental túmulo em mármore da princesa Santa Joana, no coro baixo, foi desenhado pelo arquitecto barroco João Antunes.

View Short Description

A Igreja e o Convento de Jesus de Aveiro remontam a 1460. A nave central e única data do século XVI, mas o seu interior foi redecorado durante os reinados de D. Pedro II e de D. João V.
O altar-mor e os altares secundários, bem como o tecto apainelado com pinturas sobre a vida de São Domingos, são obras-primas em talha dourada dos séculos XVII e XVIII. No coro baixo do convento, eleva-se o túmulo da princesa Santa Joana. Na capela-mor, a sua vida é relatada em pinturas de Ferreira e Sousa.

Como foi estabelecida a datação:

Documentação histórica e análise estilística.

Special features

Vista geral do interior da igreja

Interior

Finais do século XVII e primeiro terço do século XVIII

António Gomes [n.d.], José Correia (activo 1725–1728/29)

Um dos melhores exemplos de uma igreja do Barroco português. O tecto apainelado da nave é decorado com pintura sobre a vida de São Domingos.

Ciclo da Vida da Princesa Santa Joana

Paredes laterais da capela-mor, interior da igreja

1729

Emanuel Ferreira e Sousa [n.d.]

Um ciclo de pinturas barrocas em estilo naïf, de 1729, de Emanuel Ferreira e Sousa. São cenas da vida da princesa Santa Joana, com indumentárias do século XVIII, representando episódios do século XV.

Fachada da Igreja e do Convento

Exterior

Século XVIII

Desconhecido

A fachada é característica do Barroco tardio, dissimulando os volumes originais do edifício e unificando estritamente a parte frontal do complexo. A entrada da igreja é feita por um átrio com três colunas coríntias.

Capela-mor

Interior

1725–1728/9

António Gomes [n.d.], José Correia (activo 1725–1728/29)

O altar principal é composto pela tribuna e pelo trono e inclui quatro imagens: São Vicente Ferrer, São Tomás d' Aquino (em baixo), São Francisco de Assis e São Domingos (em cima). No topo, está Cristo Crucificado. O tecto da capela-mor é em talha dourada, decorado com motivos geométricos com círculos e semi- círculos.

Coro baixo, túmulo da princesa Santa Joana

Interior

1699–1711

João Antunes (1642–1712)

O coro baixo do convento é decorado com talha dourada, azulejos e mármore. O tecto é um exemplar do Barroco pintado. O sarcófago monumental da princesa Santa Joana é feito em mármores embutidos policromos.

Bibliografia seleccionada:

Gomes, J. A. M, História do Museu Regional de Aveiro (1911–1921), Aveiro, 1921.
Gonçalves, A. N, Inventário Artístico de Portugal – Aveiro – Zona Sul, Lisboa, 1959, pp. 114–117.
Santos, D. M. G. dos (s. j.), O Mosteiro de Jesus de Aveiro: C. D. Angola, Museu do Mundo, Vol. I–II, Lisboa, 1963.
Museu de Aveiro, in, Museus de Portugal, nº. X, 1991, pp. 330–360.

Citation:

Fernando A.  Baptista Pereira, Madalena  Cardoso Costa "Igreja e Convento de Jesus" in "Discover Baroque Art", Museum With No Frontiers, 2016. http://www.discoverbaroqueart.org/database_item.php?id=monument;BAR;pt;Mon11;31;pt

Autoria da ficha: Fernando A. Baptista Pereira, Madalena Cardoso CostaMadalena Cardoso Costa

APELIDO: Cardoso da Costa
NOME PRÓPRIO: Maria Madalena

LOCAL DE TRABALHO: Museu de Aveiro, Aveiro

CARGO: Conservadora principal do Museu

CV:
Madalena Cardoso Costa é licenciada em História, v. História da Arte, e Mestre em Ciências da Educação. Doutoranda em Museologia e Património, pela Universidade de Coimbra. Conservadora da colecção de Escultura do Museu de Aveiro desde 1998. Com diversos trabalhos publicados desde 1987, sobre colecções de obras de arte de vários museus, tem ainda desenvolvido trabalho de investigação tanto sobre a temática dos museus e da educação como sobre a museologia portuguesa.

Número interno MWNF: PT 31

RELATED CONTENT

 Timeline for this item


Download

As PDF (including images) As Word (text only)