Fotografia: Joaquim Real,  © Museu-Biblioteca da Casa de Bragança


Designação do objecto:

Menino Jesus Bom Pastor

Localização:

Vila Viçosa, Évora, Portugal

Museu titular:

Museu-Biblioteca da Casa de Bragança

Datação do objecto:

Século XVII

Autor (s) / Mestre (s) / Artesão (s):

Desconhecido

Número inventário do Museu titular:

PDVV 7229

Material / Técnica:

Marfim esculpido, vestígios de policromia.

Dimensões:

Altura: 72,5 cm; largura: 20,5 cm; profundidade: 16,0 cm

Atelier / Movimento:

Trabalho indo-português.

Proveniência:

Índia Portuguesa.

Tipologia do objecto:

Escultura

Local de produção:

Goa (?)

Descrição:

A imagem do Menino Jesus Bom Pastor exemplifica a assimilação perfeita entre as tradições religiosas orientais e ocidentais que deram origem a obras de arte muito peculiares. Nesta peça bastante grande, toda esculpida no mesmo bloco de marfim, produzida na Índia para uma clientela portuguesa, utiliza-se um modelo iconográfico algo diferente da forma como se representava a Natividade, tema muito presente no Império português. O Menino está sentado numa montanha rochosa dividida em três níveis, cada um com uma gruta onde, seguindo uma ordem cronológica de baixo para cima, se esculpiram cenas da vida de Cristo: a Adoração dos Pastores, a Adoração dos Magos e o Baptismo. Nesta última, Cristo é baptizado no rio Jordão, aqui representado por uma pequena bacia, de onda jorra água, numa referência alegórica à Fonte da Vida, tal como Cristo o proclamou no Novo Testamento. Flanqueando os dois níveis superiores, representaram-se figuras de quatro santos, entre os quais Santo Inácio de Loyola e S. Francisco Xavier, fundadores da Companhia de Jesus. A parte superior, tendo como pano de fundo a Árvore de Jessé, em forma de grande leque de vegetação, apresenta a Santíssima Trindade, onde se destaca, em primeiro lugar, a imagem do Menino sentado, tocando uma espécie de bandolim. Coroando a árvore, a imagem de Deus Pai, com uma tiara de três coroas, encimada por uma cruz. Deus Pai segura Cristo crucificado numa cruz feita de ramos de vinha, de onde pendem cachos de uvas, numa alusão clara à Eucaristia, durante a qual o vinho se transforma em sangue de Cristo. Finalmente, no peito de Deus Pai e por cima da cabeça de Cristo, acha-se a pomba do Espírito Santo.
Peças deste tipo eram utilizadas como auxiliares do catecismo, que se pretendia persuasivo e eficaz, conforme os princípios preconizados pela Contra-Reforma e a estratégia missionária da Igreja portuguesa.

View Short Description

Imagem de Menino Jesus, esculpida em marfim, representado como o Bom Pastor, tocando um instrumento musical. Esta grande imagem assenta numa montanha sagrada onde estão representadas várias cenas da vida de Jesus Cristo. Tem por cima a árvore de Jessé, como pano de fundo da representação da Santíssima Trindade.

Titular original:

Joaquim Horta Correia

Proprietário atual:

Fundação da Casa de Bragança

Como foram estabelecidas datação e origem:

Análise estilística.

Historial da aquisição pelo Museu:

Adquirido em 2007.

Bibliografia seleccionada:

De Goa a Lisboa, Catálogo, Europalia 91, Portugal, Bruxelas, 1991.
Encompassing the Globe, reference catalogue (ed. Jay A. Levenson), Smithsonian Institution, Washington, 2007, p. 121.

Citation:

Maria de Jesus Monge, Cristina Correia "Menino Jesus Bom Pastor" in "Discover Baroque Art", Museum With No Frontiers, 2016. http://www.discoverbaroqueart.org/database_item.php?id=object;BAR;pt;Mus11_A;1;pt

Autoria da ficha: Maria de Jesus Monge, Cristina CorreiaCristina Correia

APELIDO: Correia
NOME PRÓPRIO: Cristina

ORGANISMO: Escola Secundária Eça de Queirós, Lisboa

CARGO/ FUNÇÃO: Professora de História do Ensino Secundário, Coordenadora do MWNF em Portugal

CV:
Cristina Correia, licenciada em História em 1978, com pré-especialização em História de Arte. É desde 1985 Professora do quadro da Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, onde lecciona História e Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros. Entre 1987 e 1998, desempenhou funções nas áreas da Prevenção Primária, das Relações Internacionais do Instituto da Juventude e da Coordenação da Acção Cultural do Instituto Camões. É Vice-Presidente do Museu Sem Fronteiras desde 1998 e Coordenadora do MWNF em Portugal.

Número interno MWNF: PT 01

RELATED CONTENT

 Timeline for this item


On display in

MWNF Galleries

Ivory Sculptures

Download

As PDF (including images) As Word (text only)